terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ipsis Verbis



«Ligar o amor à sexualidade foi realmente uma das ideias mais bizarras do criador.»

«Mas o frágil edifício do amor deles desmoronar-se-ia imediatamente porque esse edifício repousava sobre o pilar único da sua fidelidade e os amores são como os impérios: desaparecendo a ideia sobre a qual estão construídos, também eles desaparecem.»

«Nos dias que correm, quem apaga a luz para fazer amor arrisca-se a cair no ridículo; como ele tem consciência disso, deixa sempre uma luzinha acesa por cima da cama. No entanto, no momento em que penetra em Sabina, fecha os olhos.»


«Para um amor se tornar inesquecível é preciso que, desde o primeiro momento, os acasos se reúnam nele como os pássaros nos ombros de São Francisco de Assis.»


«A partir de então, ambos sentiam antecipadamente um grande prazer na partilha do sono. Sinto-me quase tentado a dizer que o que procuravam no acto sexual não era a volúpia mas o sono que se lhe segue.»

    Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser
                        

2 comentários:

  1. "A atracção recíproca do homem e da mulher é uma lei fundamental (...). Mas pode-se discutir com a tempestade? Esta não se dá ao trabalho de responder, sacode e derruba."

    "A paixão é pura e magnífica como o lírio que cresce na lama. Eleva-e do lodo e não precisa de nenhum sabão para fazer luzir a sua brancura."

    Rabindranath Tagore, «A Casa e o Mundo»

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    «Amai-vos uns aos outros como...»
    Estamos condenados a viver de/por amor.
    «A casa e o Mundo» deixou-me curioso.
    Até sempre.

    ResponderEliminar