sábado, 27 de março de 2010

Instantes de Um Peregrino Sem Fé



21. Para Sul (Continuação)

A estrada estendia-se pela planície, paralela ao mar. O condutor conduzia devagar. O dia começava a aquecer velozmente. Os vidros da frente iam abertos. O vento refrescava-me o cérebro em pousio. O carro era mais velho do que eu pensava. Mas o rádio era mais moderno do que eu pensava e comia discos compactados e tocava as mesmas músicas.
Não tinha nada para lhes dizer. Há vários dias que não dizia nada a ninguém. Ou seriam anos? Ou serão anos? Por isso, mantive-me em silêncio, a olhar, ora para a paisagem que ia ficando para trás, ora para as nucas de dois estranhos. O rapaz, o condutor, tinha o cabelo rapado. A rapariga tinha o cabelo alourado, pelos ombros. Ambos cantavam as músicas. Conheciam as letras das canções.
Fechei os olhos no preciso instante em que se preparavam para ouvir pela terceira vez o mesmo disco compactado. Encostei a cabeça ao banco a cheirar a passado. Tentava em vão não pensar em nada. O carro parou. Abri os olhos. O condutor saiu para abastecer o carro com gasolina. A rapariga também saiu e dirigiu-se para o interior da loja. Tinha um corpo jovem. Deveria ter aproximadamente dezoito anos. Ela regressou ao carro antes do rapaz. Sentou-se e virou-se para o banco de trás, onde eu estava sentado, sem me poder mexer, com a minha mochila em cima das pernas, o único espaço disponível para a levar. E ficou a olhar-me com os seus olhos azuis, em silêncio. E eu fiquei a olhá-la, em silêncio, como se tivesse regressado ao tempo em que jogava ao sério. O condutor entrou no carro. Arrancámos novamente em direcção ao sul. Ela retirou o olhar de mim. Pôs o cinto e ligou o rádio para ouvirem as mesmas músicas.

         A continuar...

1 comentário:

  1. Por vezes, mesmo não estando lá, apetece dar continuidade a estes textos. Simular, com outro ponto de vista, a mesma viagem...

    Queiramos ou não, dizemos sempre alguma coisa a alguém, ainda que em silêncio.O teu silêncio falante.

    mb

    ResponderEliminar