terça-feira, 2 de junho de 2009

Sinopse do Romance Até à Próxima Lua, Mon Amour

E se soubesse que ia morrer em breve? … Quais as suas prioridades? …
Este livro é o mergulho nos mais recônditos anseios de um homem que, sabendo-se preso à vida por um frágil fio, prestes a romper-se, dedica o tempo que lhe resta a uma busca incessante, a uma procura obstinada e solitária, que revela o que é para si verdadeiramente importante.
Riômo, um empresário de sucesso, de meia-idade, casado e pai de duas jovens, desmaia numa pastelaria, ficando em estado de coma durante quarenta e dois dias e, quando desperta para o mundo, tudo o que recorda é o sorriso apaziguador, o calor reconfortante de uma mão que segurara a sua e aquele olhar profundo que se fixara no seu até à chegada da ambulância. Um sorriso. Uma mão. Um olhar. Uma mulher…
Este homem acorda diferente, com uma sensação de vazio que agiganta uma premente vontade de romper com todo o passado, abdicando da família, da empresa e do descanso que o corpo doente lhe exige, para apaziguar a sua sede, uma sede indomável, que o impele a continuar a viver ─ viver para voltar a ver, mesmo que uma única vez, a dona daquele sorriso, daquele olhar tão próximo, tão seu … tão gémeo de si … “Precisou de renascer para compreender a amplitude de um sorriso.”
Um enredo deveras inesperado e empolgante, ao qual a ininterrupta marcha dos ponteiros do relógio provoca angústia e apreensão no leitor, que fica irremediavelmente arrebatado e preso nesta busca de Riômo, busca esta, que passa a ser também uma busca de cada um de nós…
É o primeiro romance de um jovem escritor, que, além de revelar esmero na forma irrepreensível como redige e inovação no recurso a constantes cesuras reflexivas, revela, ainda, um inquestionável talento para criar vidas …

Elisabete Gonçalves